Monday, September 11, 2006

Bonecos brasileiros - SESI


"O Sesi Bonecos do Brasil e do Mundo marca seu diferencial não apenas por ser o maior investimento jamais feito na área do Teatro de Bonecos brasileiro, deixando para trás o Ministério da Cultura, que há muito renegou a arte dos bonecos no País a um doloroso e inaceitável segundo plano no nível das prioridades culturais (é o que diz aqui). Outro não é senão o exemplo dado pelo caso do Museu do Mamulengo-Espaço Tiridá, o único museu de mamulengo do mundo (tipo de boneco), criado há 12 anos e fecahdo há quase 2 anos, sem que nada se faça por parte de quaisquer instituições culutrais, mesmo aquelas diretamente responsáveis pela sua manutenção e conservação, como é o caso da Prefeitura de Olinda. (O Nordeste chegou até nós gaúchos com seus bonecos)
Ao suprir lacuna que deveria ser preenchda pelo conjunto das instituições municipais, estaduais e federais, o Sesi Bonecos se antecipa e revela ao País o imenso talento dos bonequeiros e dos mamulengueiros brasileiros. (vou ficar devendo o significado de mamulengo e mamulengueiro)

Desde seu início, em 2004, o grande desafio do projeto, além da sua natureza singular, era o de criar um diferencial próprio e uma identidade visual que rompesse com a simples visualidade chapada de um conjunto de palcos, necessários à realização do eveonto. No caso, optou-se por uma intervenção cenográfica que fosse além das simples funções de meramente alegrar, enfeitar ou decorar um ambiente."

(...) O texto prossegue justificando que esta não é uma apresentação com objetivos estéticos , mas foi completamente estética ao meu ver. Aqui o artesanato se confunde com a arte com jeito de povo. Podemos dizer que não é uma arte elitizada. O objetivo maior estaria na cenografia e o teatro estava muito bom como pude observar. Tudo isso aconteceu no Parque Farroupilha sem atrapalhar o passeio da numerosa multidão que lá se encontrava.

Eu gostaria de colocar mais imagens aqui, mas a internet ainda não digeriou, digamos assim, todas as imagens lindas deste evento como aquele momento em que as marionetes dançavam músicas sertanejas no palco. Havia teatro com atores representando também.

Veja www.sesibonecos.com.br

Obs: Esta manifestação é de caráter internacional. Veja também os Bonecos do Mundo no site acima.