Friday, September 08, 2006

Notícia boa sobre o meio ambiente

"PF prende 32 autores de crimes ambientais no RJ

Quarta, 30 de agosto de 2006, 09h27

A Polícia Federal, com a colaboração do Ibama, cumpriu, nesta quarta-feira, os 32 mandados de prisão contra quadrilha formada por empresários e servidores do Ibama, que atuavam na área de fiscalização do instituto. Entre os presos estão 25 fiscais (20% do efetivo no Rio) e sete empresários do ramo de pesca e construção civil.
» Leia mais notícias do jornal O Dia

As investigações tiveram início em julho de 2005, tendo sido provocadas por denúncias de servidor do Ibama, que relatou irregularidades na Reserva Biológica do Tinguá, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

A quadrilha atuava de diversas maneiras, sobre diferentes setores da iniciativa privada. Os servidores públicos federais envolvidos, responsáveis pela fiscalização do Ibama, extorquiam empresários do ramo imobiliário, comercial e industrial, em troca da emissão de pareceres técnicos favoráveis a seus respectivos empreendimentos localizados em áreas de proteção ambiental nos municípios de Angra dos Reis, no sul do estado, Cabo Frio, na Região dos Lagos, e área litorânea de Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro.

Os fiscais recebiam de R$ 500 a R$ 2 mil por parecer, mas há a suspeita de que pelo menos um deles teria recebido até mesmo um apartamento.

Outra área da atuação da quadrilha era o recebimento de propina relacionada à pesca da sardinha, que era realizada no período do defeso - época de procriação da espécie.

Duzentos policiais federais das superintendências do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais participaram da Operação Euterpe (espécie de palmito), que começou à meia-noite e terminou no fim da manhã, na capital e interior do Estado do Rio. A maioria das prisões aconteceu em Nova Iguaçu.

Os presos responderão pelos crimes de formação de quadrilha, corrupção passiva, corrupção ativa, violação de sigilo funcional, concussão e crimes ambientais. Eles ficarão à disposição da Justiça Federal na custódia da Polinter.

A Operação Euterpe, considerada a maior na área ambiental já realizada fora da Amazônia, contou com a presença do presidente do Ibama, Marcus Barros, e da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. "Nós queremos expurgar o mal funcionário da instituição e valorizar o bom. Estamos fazendo um esforço muito grande para que se combata os crimes ambientais pela raiz", disse a ministra.

Segundo a ministra, as licenças serão revistas e, se for constatada construções irregulares em áreas ambientais, os imóveis serão demolidos. Marina informou também que fiscais de outros estados serão deslocados para o Rio para manter os trabalhos de fiscalização. "


O Dia

Leia esta notícia no original em:


Terra -

Notícias - Brasil