Thursday, July 20, 2006

Pela Paz na Infância

Continuação da campanha Pela Paz en la Niñez
Detalhes, origem e agradecimento no post anterior.
Deixei de dar palmada nos meus filhos a partir de uma campanha na escola de meu caçula quando ele ainda era um gurizinho. Hoje tenho filhos adolescentes (ou quase adolescentes) maravilhosos. Então eu e eles que já eramos amigos ficamos muito mais amigos ainda e eu percebi que sem violência podemos demorar mais para conquistar o que desejamos, mas quando conquistamos as nossas conquistas são muito mais sólidas e podemos cultivar a confiança daqueles a quem mais amamos.

Nunca deixe o seu filho com medo de dizer o que fez de errado! A punição não funciona bem. O que que funciona mesmo é a criança não ter medo de dizer a verdade para seus pais, de abrir o seu coraçãozinho e dizer tudo o que possa estar ocorrendo na escola e quais as dificuldades que está encontrando. O mesmo se dá com o jovem. O jovem ainda é um ser que precisa ganhar mais força para a vida adulta. Convêm que fique o mais seguro possível para não forçar em agradar aos demais muitas vezes fazendo bobagens (o que muitas vezes ocorre). O jovem (muito jovem) é inseguro e procura ter a força do grupo e não a força encontrada em si mesmo.
A campanha que coloco abaixo está valendo para mim, pois para mim foi muito esclarecedora a respeito de como devo agir para melhorar em relação aos meus filhos que se despedem da infância e em relação a outras crianças que ainda pretendo ter em meus braços e espero que valha para todos de alguma forma. Fiquem com as palavras tão bem colocadas do Rodolfo a respeito e com minha tradução: