Friday, July 14, 2006

Compreendendo a depressão

Neste semestre do curso de Inglês uma das apresentações que apresentei (foram duas) foi a respeito da depressão. Era para escolher um tema dentro de uma terminologia científica e relacionada as ciências médicas dentro da unidade que estamos estudando. Eu pesquisei sobre a depressão e um dos motivos é porque já tive depressão muitas vezes que se diferencia de angústia _ também tive isso_ e a angústia geralmente é pior ao meu ver. Outro motivo de eu ter escolhido esta temática é desvendar este mistério, pois na terapia floral eu percebi que muitos problemas podem causar depressão e assim, não necessariamente se deva tratar sintoma de depressão no caso de uma pessoa que fica deprimida pelo seu medo de enfrentar a vida, pela sua raiva, a repressão familiar em um ambiente oprimente e por aí afora.
Procurei simplificar bem para mim mesma a apresentação como custumo fazer e fui até o google, nosso senhor sabe tudo, oráculo de todos aqueles que desejam saber para ver e buscar os caminhos específicos dentro de muitas generalidades. Pois depressão é sintoma ou causa que pode ser mesmo tomada de forma geral para que se analise e assim se desvenda o que ocorre hoje em dia na alma de tantas pessoas talvez até como um sinalizador para que se tome outro rumo, ou se deixe de fazer alguma coisa, para que se veja de outra forma o mesmo objeto de observação. A depressão para mim pode ir longe de mais, mas via de regra não chega a depressão, pois é tomada e absovida como aquele remédio amargo necessário para a cura da alma, sendo que se nossas almas fossem realmente sãs nos não estariamos aqui na terra, palco de tantas tragédias e sofrimentos.
Vamos ver o que diz um site que é propaganda de rémedio para depressão. Veja aqui a fonte da minha consulta, no site geral http://www.cymbalta.com/, onde cymbalta é o nome de um dos remédios usados para combater os sintomas. Como está em Inglês eu vou colcar didaticamente aqui uma tradução que eu fiz a partir deste site com alguns comentários pessoais, tendo em vista que minha opinião diverge em muito da opinião geral e oficial da ciência que se estabelece como verdade universal e se alguém quizer ter opinião necessita saber da ciência principalmente no caso de ter feito um curso de formação em Terapia Floral como eu fiz. Dizendo isso não quero dizer que eu tenha qualquer conhecimento científico a ser levado em consideração como possuem aqueles que freqüentaram faculdades de biologia, química, medicina, etc. Mas, o terapeuta floral além de saber sobre conhecimentos arquetípicos, muitológicos, botânicos de uma forma bem generalizada também precisa ter algum conhecimento de medicina e jamais se sentir doutor nestes conhecimentos oficiais, apenas ter noções para melhor tratar a alma das pessoas e muitas e muitas vezes ter humildade de dizer 'não sei', quanto mais quando se tratam de doenças físicas para quem se formou em direito e contou apenas com um ótimo professor de medicina legal.
Observação pessoal: A drepressão leve pode ser tratada com hipéricum, homeopatia e florais, mas no caso da depressão severa convêm negociar e ponderar com conversas com a família, médicos e terapeutas.
Bom, vamos lá:
"Compreendendo a depressão
A depressão não é um estado temporário de humor, assim como também, não é um sinal de fraqueza.
Sintomas:
Pessoas com depressão podem experimentar uma variedade de sintomas físicos e emocionais. Um dos mais reconhecidos sintomas de depressão é um profundo sentimento de tristeza, desperança e vazio.
De modo geral se alguém experimento alguma combinação dos seguintes sintomas físicos e emocionais por mais de duas semanas, e isso clcaramente interfere em sua vida é o caso de procurar um médico. (meu parágrafo: é muita responsabilidade a de algum terapeuta que trata sozinho uma pessoa num estado depressivo, pois a depressão é uma doença grave, mesmo assim é possível sair da depressão de forma até rápida através da homeopatia e florais e até mesmo somente dos florais, mas isso depende muito do caso e o terapeuta alternativo mesmo para se proteger como indivíduo deve encaminhar o seu cliente a um médico nos casos mais extremos-esta é minha opinião atual à respeito e Deus não tem me enviado clientes quando preciso renovar os estudos)
Sintomas Emocionais da Depressão:
  • Tristeza ao longo de quase todo o dia
  • Perda de interesse ou prazer em fazer o que mais se gosta
  • Sentimento de vazio ou desesperança
  • Streess, nervosismo ou opressão
  • Problemas de concentração ou para tomada de decisões
  • Excessivo ou inapropriado sentimento de culpa
  • Irritabilidade ou cansaço emocional
  • Pensamentos de morte ou suicídio

Agora vamos aos Sintomas Físicos:

  • Fadiga ou perda de energia
  • Muito ou pouco sono
  • Mudança de apetite ou de peso
  • Sofrimento e dores como dor de cabeça, dores nas costas, dores no peito, problemas digestivos, enjôos" (...)

Meu aparte:

Os sintomas físicos ocorrem muito no caso das pessoas que se apegam muito ao trabalho e não deixam de trabalhar mesmo doentes, desta forma somatizam não se dando conta de como na verdade estão se sentindo e vão se arrastando pela vida trabalhando até o último momento da depressão quando a dor impede. As opressões psicológicas também costumam ser sentidas no peito como me ocorreu em alguns casos, mas esta opressão que para mim foi sentida mesmo como dor, embora se diga na medicina que coração não dói, pode ser causada pela angústia que é diferente da depressão.

O desejo de se suicidar e alguma atitude a este respeito é típico nesta doença grave. Pela sociedade ainda é visto como crime e pecado. Passa mesmo a ser pecado a partir do momento em que tomamos os trilhos da espiritualidade não aceita por muitos psiquiatras, pois quando na sociedade humana o padre é a imitação e cópia fiel do cristo (fingimos que agreditamos nisso) o psiquiatra ortodoxo é a cópia fiel de Freud em sua representação na Terra (fingimos que cremos nisso e está tudo bem quando se precisa de um psiquiatra assim).

"Causas da depressão:

Muitos pesquisadores acreditam que a depressão é causada por desequilíbrio de dois mecanismos químicos neuro transmissores- a SERATONINA e a NORADRENALINA no cérebro e no corpo. No cérebro, estas duas químicas, acredita-se que sejam associadas ao humor e quanto ao corpo elas estão associadas a regulagem e redução da dor física.

Fatores de Risco

Alguns fatores de risco incluem:

  • Uma história familiar de depresão
  • Morte de ente querido
  • Conflitos estressante no lar ou no trabalho
  • Abuso sexual ou emocional
  • Grandes eventos da vida como mudança de cidade, Estado ou pais, formatura na faculdade, mudança de emprego, casamento ou divórcio, tornar-se pai ou mãe ou aposentar-se

Obs: A despeito destes fatores uma pequena mudança de vida pode acarretar depressão e momentos felizes também."(...) ( Por exemplo um momento feliz que pode causar depressão é quando o noivado muito preparado de uma moça ocorre e ela surta tendo uma depressão por causa da sua psicose não muito severa. Neste caso teria surtado de felicidade).

Eu tive uma depressão severa quando tive a quarta mudança de cidade mudança da minha vida e para outra pessoa eu sei que isso poderia não ter causado problemas, mas acredito que em meus genes aja uma disposição natural para a doença mental, assim como existe para alergia, problemas que não têm nos últimos tempos me causado grandes problemas por causa da busca espiritual e da sabedoria.

"Para Ajudar uma pessoa deprimda:

Em primeiro lugar tome cuidado com você mesmo. Pode ser clichê, mas 'Você não pode ter cuidado com alguém se não cuidar de si mesmo.' Um afeto seu deprimido é um grande desafio.

Cuidados para quem cuida:

  • Alimentar-se bem
  • exercitar-se e descançar
  • Criar uma equipe de suporte pedindo ajuda a amigos e parentes para um possível revessamento quanto aos cuidados do ser enfermo. (os costumes americanos são um pouco diferentes dos daqui onde se uma pessoa com depressão severa é internada principalmente para fornecer dinheiro para médicos e clínicas em alguns casos a prestexto de estarem protegendo o indivíduo numa sociedade onde elimine-se quem puder seria o chavão capitalista)
  • Vá ao cimena. Vá dar uma caminhada (diária se possível eu diria aqui)
  • Passe o tempo com amigos ´
  • Dê limites!
  • Considere ter de participar de compromisso com o médico ou de um grupo de suporte" (...)

"Dê limites" é um ítem bem interessante para quem está cuidando de um deprimido pois o deprimido tem sentimentos em exagero, o que pode parecer que está chantegeando ou pode mesmo chantegear se aprendeu este comportamento padrão em família. Dar limites é antido para o abandono que tantos fizeram por não saberem como dar limites sentindo-se sufocados e sugados pelos problemas alheios quando é bem difícil, eu sei, dar limites para uma pessoa que não está bem psicologicamente. Alguns nãos podem ajudar muito no restabelecimento de alguém, assim como alguns sins tb.

Cuidados para com o ente deprimido

  • Relembrando os horários dos remédios e consultas (se necessário)
  • Encorajando e aplaudindo pequenas melhoras
  • Dizendo coisas como "Eu te amo", "Você não está sozinho nesta", etc.
  • Seja um bom ouvinte. Coloque suas idéias e dê retorno das idéias do outro valorizando-as
  • Não substime como a pessoa se sente dizendo por exemplo: "mas você não parece tão mal "- esta frase pode fazer parecer que duvidamos do sentimento e da palavra de alguém.

Coloquei aqui um resumo e uma tradução do site:

http://www.cymbalta.com/

quanto ao texto:

O objetivo de ter feito o trabalho de Inglês e ter estudado a depressão a partir deste site foi devido ao fato do tema ter sido colocado de forma clara e objetiva facilitando a compreensão.
Quanto aos remédios para depressão eles podem tirar a libido, segundo a última revista SUPERINTERESSANTE um dia acabar com o amor romântico, causar constipação, secura na língua, lembrando assim de cor...Por isso, convêm avaliar prejuizo benefício quando necessário.
Pessoalmente para mim a florexitina princípio ativo do prozac significou perda da libido de forma total e absoluta no período em que eu estava tomando, mas para alguns pode significar ao contrário. Quanto aos florais eles não possuem nenhum efeito colateral a não ser a reflexão e a mudança pessoal que nem sempre se opera sem dor e em alguns casos ocorre até com somatizações físicas, pois elimina causas e não sintomas. Por isso eu trato minha depressão leve antes dela se tornar séria com florais. Saúde para você! E como disse minha mestra de florais, a Carmem Monari, se um dia você precisar tomar halopatias abençõe e agradeça pelos seus remédios toda vez que os tomares, pois não podemos realmente dizer "desta água não beberei". Se você precisa de um médico, um psiquiatra, abençõe esta pessoa e troque com esta uma experiência que levará ao crescimento mútuo.