Saturday, September 16, 2006

O tal aquecimento global novamente

Posso ser insistente, mas o aquecimento global também.

Veja mais uma notícia do Terra:

"Aquecimento global ameaça plantas de extinçãoTerça, 12 de setembro de 2006, 14h37
Milhares de espécies de plantas estão sendo levadas à quase extinção por causa do aquecimento global, e aquelas que já vivem em situações extremas são as mais ameaçadas, disse na terça-feira o botânico Paul Smith, chefe do Banco de Sementes do Milênio, na Grã-Bretanha.
Segundo ele, as regiões mais áridas, que representam 40% da superfície da terra e que abrigam mais de um terço da população, são as que sofrerão mais.
A equipe de Smith está cumprindo o cronograma para armazenar sementes de 10% das espécies de plantas do mundo até 2010, numa corrida contra o aquecimento global.
"O problema é que, quando começamos a coletá-las, achava-se que havia 242 mil espécies de plantas. Mas agora algumas pessoas acreditam que o número possa chegar a 400 mil", alertou o botânico durante uma visita ao Kew Gardens, de Londres.
"Precisamos mesmo descobrir o que existe, antes que desapareça", disse ele, lembrando que na ilha de Robinson Crusoé, na costa do Chile, os cientistas detectaram oito extinções só na última década.
Mas não é só no Hemisfério Sul que as alterações climáticas estão causando mudanças radicais no ambiente. Na Inglaterra, além de o clima já ter mudado, favorecendo espécies de plantas e árvores mediterrâneas, mais resistentes à seca, as alterações também trouxeram pestes causadas por insetos e que antes eram desconhecidas, porque os animais não teriam sobrevivido ao inverno.
Tony Kirkham, especialista em árvores dos Jardins Botânicos Reais de Kew, no sudeste de Londres, destacou que uma espécie de mariposa começou a atacar castanheiras nos últimos anos, matando-as.
Enquanto a seca e as pestes prejudicam espécies nativas, árvores de climas mais secos como o eucalipto da Austrália e o liquidâmbar norte-americano estão se adaptando bem melhor ao clima.
O ministro da Alteração Climática, Ian Person, previu que só na Grã-Bretanha os índices de precipitação vão cair à metade até 2080, com verões mais quentes e secos e invernos mais amenos. ReutersLeia esta notícia no original em:Terra - Notícias - Ciência e Meio Ambiente http://noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI1134977-EI299,00.html"
E quem não sabe que o aquecimento global faz mal?
Ah...sim, mas a gente esquece, principalmente quando está no ar condicionado ou faz frio.