Wednesday, August 16, 2006

Filipinas Urgente!

Imagems aqui colocadas do site http://marenostrum.org/
Participe desta campanha você também!
Este é o primeiro recado do Greenpeace após o meu cadastro simples como defensora dos Oceanos. Você também pode se unir a nós que somos pequenas gotas neste mar. Meu papel é bem pequeno, mas estou dando o recado:
Mabuhay [olá / vida longa] Defensores dos Oceanos! Beau Baconguis escrevendo das Filipinas.
Imaginem por um momento que estamos numa ilha tropical chamada Rapu Rapu. Ela está cercada de água azul-turquesa repleta de peixes e outros seres marinhos, dos quais os residentes dependem para a sua subsistência. Imaginem agora uma mina a céu aberto nessa ilha, extraindo vários metais diferentes e lavando-os em tanques de cianeto e de mercúrio. É com isto que estamos lidando aqui nas Filipinas.



Em outubro e novembro de 2005, cianeto e outros poluentes da mina em Rapu Rapu foram derramados no mar e ao redor da ilha, resultando numa mortandade maciça de peixes. Este desastre também afetou seriamente as comunidades costeiras que dependem do mar como fonte principal de subsistência. A mina foi fechada enquanto uma comissão presidencial de inquérito investigava. A recomendação final da comissão foi cancelar a licença da empresa de mineração australiana e instalar uma moratória sobre toda atividade mineira em Rapu Rapu.

Infelizmente, em julho deste ano, o governo nacional autorizou a reabertura da mina por um período experimental de trinta dias. Já apareceram relatos de uma nova matança de peixes. Quando enviamos alguém para investigar esses relatos, o nosso pesquisador foi detido ilegalmente sob a mira de armas quando estava em local público, e suas amostras de água foram confiscadas - a despeito de promessas de transparência feitas pela empresa e pelo Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Clique aqui para fazer pressão internacional e ajudar os residentes da ilha na resistência contra esta mina.



A beleza das Filipinas
As Filipinas foram escolhidas como parte da expedição Defendendo Nossos Oceanos por causa de sua rica vida marinha internacionalmente reconhecida e, enquanto estiver aqui, o Esperanza nos levará a algumas de nossas muitas regiões oceânicas espetaculares. Nós visitaremos um santuário de tubarões-baleia próximo a Donsol - onde milhares de turistas afluem todo ano para apreciar as maiores espécies de peixe do mundo.

E visitaremos a Ilha de Apo - onde pessoas do mundo inteiro têm muito o que aprender com os locais sobre reservas marinhas. Em Apo, os pescadores locais antes usavam dinamite - uma prática pesqueira incrivelmente predatória. Então, a equipe de uma de nossas universidades os convenceu a, em vez disso, tentar estabelecer uma reserva marinha.

Agora, a dinamite é página virada da história. A reserva marinha, cuidadosamente conservada pela comunidade local, abriga centenas de espécies de coral - e o pescado marinho dobrou.


Todos a bordo estamos ansiosos para visitar um exemplo prático daquilo que queremos ver funcionando em muitos outros lugares.
Leia o weblog para continuar, e aja agora para ajudar.


Veja a Galeria de Artes aqui.
Artistas plásticos que queiram participar da arte com a temática de defensores dos oceanos vejam como aqui.
Veja os banners para blogs aqui.
Papéis de parede para o teu PC e para ilustrar seu amor pelo mar aqui.
Aqui a gente pode sentir um dualismo entre a ganância do homem que crê na escassez e na exploração insustentável e de outro lado a abundância e beleza extraordinária dos mares. O Universo é abundante e para todos, sem sombra de dúvidas. E este é o recado da natureza para nós, em todo o seu explendor estupendo. Conto contigo!
Veja mais imagens das filipinas no aqui.
Créditos totais para o GREENPEACE E http://marenostrum.org/