Friday, August 11, 2006

"Deficiente"

Durante o curso da minha sobrinha Priscila, de Educação Especial para crianças com Especiais dificuldades de aprendizado, em que ela fazia questão de frisar esta longa expressão eu lhe fiz uma perguntinha difícil: Quem é criança com dificuldade especial de aprendizado?Afinal questionei-me se eu com uma coleção de notas altas na escola em algumas fases não teria sido uma criança assim, pois problemas psicológicos e traumas diversos podem afetar o aprendizado e afetam mesmo. Então chegamos a conclusão de que as chamadas deficiências mentais não se dão apenas nas áreas que comprometem diretamente o raciocínio, mas se dão também nas zonas dos sentimentos, intuições e sensações. Então o conceito atual de deficiência ou de deficit pode ser abrangido por problemas de diversas naturezas e todos nós somos de uma forma ou de outra deficientes em nossas limitações. Tenho guardado aqui um texto que veio no convite de formatura da Priscila e já mandei como e-mail. O texto anônimo também foi atribuido a Mário Quintana, mas penso que não seja dele. Aí vai o texto incisivo que nós atinge a todos sem exceção, pois podemos fazer melhor de nossas vidas e cada um deve saber por onde, procurando não criticar o outro pelo que não fez, quando temos muitos trabalhos a fazer em nossas vidas particulares e um deles é o de abrir o chacra cardíaco quando "Nada passa pela razão antes que tenha passado pelos sentidos." (não tenho certeza se foi Kant_"Crítica da razão pura"_ que disse isso. Sempre esqueço. Não são os filósofos do passado que eu amo, mas algunas partes de suas idéias, pois não concordo de forma absoluta com quem quer que seja, felizmente e façam o favor de duvidar de tudo que escrevo aqui!)

"Deficiente" é aquele que não consegue
modificar sua vida, aceitando as imposições
de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que
precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus. "*

*Texto acima: anômino, obtido num blog da internet, neste caso atribuido a Mário Quintana e no convite de formtura da Pri diz que é de um Anônimo. Quanto ao anonimato quando e o quanto ele deve ser usado hoje em dia pode ser um motivo de questionamento que faço.


O mundo pelo visto está cheio de "deficientes", "loucos" e adquire feições caóticas ditadas pelo medo, quando precisamos ser todos perdoados e compreendidos pelas nossas deficiências protegendo de qualquer forma o Amor, nosso único remédio eficaz para as situações patéticas que presenciamos bem próximas a nós ou através das janelas deste mundo que atingem nossas vidas em maior ou menos escala.