Saturday, September 23, 2006

Alfabeto brasileiro de sinais - Alfabeto Libras

O presente post é exemplificativo do quanto a comunicação pode se refinar e se desenvolver entre nós.


O alfabeto dos surdos mudos, cada vez mais divulgado, sendo que há hoje a profissão de interprete de Libras:



"LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

LIBRAS, ou Língua Brasileira de Sinais, é a língua materna dos surdos brasileiros e, como tal, poderá ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicação com essa comunidade. Como língua, esta é composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática semântica, pragmática sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerada instrumental lingüístico de poder e força. Possui todos os elementos classificatórios identificáveis de uma língua e demanda de prática para seu aprendizado, como qualquer outra língua. Foi na década de 60 que as línguas de sinais foram estudadas e analisadas, passando então a ocupar um status de língua. É uma língua viva e autônoma, reconhecida pela lingüística. Pesquisas com filhos surdos de pais surdos estabelecem que a aquisição precoce da Língua de Sinais dentro do lar é um benefício e que esta aquisição contribui para o aprendizado da língua oral como Segunda língua para os surdos.
Os estudos em indivíduos surdos demonstram que a Língua de Sinais apresenta uma organização neural semelhante à língua oral, ou seja, que esta se organiza no cérebro da mesma maneira que as línguas faladas. A Língua de Sinais apresenta, por ser uma língua, um período crítico precoce para sua aquisição, considerando-se que a forma de comunicação natural é aquela para o qual o sujeito está mais bem preparado, levando-se em conta a noção de conforto estabelecido diante de qualquer tipo de aquisição na tenra idade.
extraido de www.feneis.com.br
ONDE APRENDER ?
- NA INTERNET : VEJA OS ENDEREÇOS ABAIXO ONDE ALGUNS SINAIS PODEM SER APRENDIDOS:

- NA SUA CIDADE : VEJA SE HÁ CURSOS REGISTRADOS PELA FENEIS
NAS ESCOLAS ESPECIAIS
EM IGREJAS
EM ASSOCIAÇÕES "
Imagem e texto do site relacionado abaixo:

no site: http://www.jonas.com.br/

Os sinais são encontrados em downloud das fontes. Estas fontes (sinais como se fossem letras) poderão ser todos salvos no computador.
Quando existe verdadeiro interesse em nos comunicarmos com alguém isso ocorre, caso contrário podemos ter todos os sentidos desenvolvidos normalmente e aparelhos de comunicação e isso tudo não será possível. É preciso que as pessoas queiram se comunicar para que se compreendam. Isso envolve amizade, carinho, compaixão e mesmo amor.
Os surdos também podem aprender a falar e isso a meu ver envolve bastante autoconfiança e persistência como no filme "Filhos do Silêncio", um belo filme.
Sei que dificilmente importaria a portugueses e castelhanos que freqüentam este blog saber o alfabeto brasileiro dos surdos mudos, mas o importante é deixar a mensagem do quanto a comunicação pode ser importante para nós e desenvolver o mundo de uma forma global e irrestrita. Com respeito e consideração por todos os seres podemos nos comunicar de uma forma não invasiva que leva em consideração as crenças e idéias alheias, a cultura do outro dentro da diversidade e teremos muito o que trocar entre muitos.