Tuesday, August 01, 2006

Muita fibra prá ti!

Eu já cansei de falar neste assunto e obtive algumas vitórias em relação a isso. Meu filho caçula voltou a comer massa integral por exemplo e minha mãe ensaia aderir a fibra.
A muitos e muitos anos atrás quando os alimentos não sofriam o processo de refino (sofrer é o verbo mais adequado neste caso) os médicos ligavam as doenças ao funcionamento do intestino. Eu continuo antiga, pois quando estou doente de qualquer coisa meu intestino não fica normal. Não sei se este é o caso de muita gente. As pessoas ingeriam fibras, mas estavam em contato com muita sujeira, não havia saneamento e as bactérias faziam muitas festas. Não havia sido descoberto o antibiótico e com o avanço da medicina os intestinos ficaram em segundo plano, era chegada a era de destaque do cérebro e do coração ultrapassada a barreira de alguns vírus com as vacinas, quando muitos pulmões foram curados da tuberculose depois da penicilina. Mas, hoje em dia com tantos avanços, creio pelo que li, pelo meu próprio corpo, pelo que sei, modestia a parte na minha ignorância leiga das Artes Médicas, que os intestinos são mesmo muito importantes e eles fazem a limpeza da nossa casa, aquela que carregamos todos os dias. Um intestino bom é sinal de pele bonita, de cabelo bonito, de estado geral de bem estar e saúde. Fico pensando se algum intestino não se prejudica quando alguém tem uma gripe forte, quando percebemos que o relógio que carregamos dentro de nós tem os seus ponteiros delimitados pelo horário em que acordamos cedo, na melhor das hipóteses, vamos ao banheiro e então você já sabe que alívio que é isso se mesmo antes de alimetar-se já estás devidamente em total aseio externo e interno. Intestino quer vem de "interiora", interior e representa nosso inconsciente na simbologia de Jung. Coloque, pois muitas fibras na sua alimentaçãozinha, coma a laranja com o bagaço, esqueça este pacto social que adquirimos para como os refrigerantes gasosos e prefira um bom copo d'água quando não é possível beber um suco.
Sou uma mulher de fibra. Seja de fibra comigo! Coloque muita fibra para dentro de ti e fique cada vez melhor!