Tuesday, July 25, 2006

De autor desconhecido e...





"A diferença entre os homens não está na ferramento que utilizam, mas no pro´´osito do que querem contruir quando usam.
Um conhecido texto sobre a pedra fala:

O distraído nela tropeçou...
O bruto a utilizou como projétil...
O empreendedor, usando-a, construiu...
O camponês, cansado da lida, dela fez assento...
Para menimos foi brinquedo...
Drumond a poetizou...
Já, David com ela matou Golias e
Michelangelo extraiu dela a mais bela escultura...."

Esta outra parte aqui eu fiz:

Por onde eu piso o chão que
sustentem-me o corpo.
O chão que o operário construiu, que o gari varreu...
O chão que reverencio.
O chão dos meus passos, que Deus os guie sempre!
O chão da minha saúde....
O chão de todos, a via pública...por onde andamos, corremos,
passamos de bicicleta e alguns até mesmo o sobrevoam com suas asas.
Um chão de pedras lapidadas....
Desenho geométrico disforme por fissuras e grãos de um solo de terra e areia.
De vez em quando alguma coisa nele brilha, pois todos os
principes encantados e desencantados poderiam andar por aqui sobre esta
cobertura azul em cima de suas cabeças, a mesma que coroa a toda humanidade...
Caminho da saúde onde nos encontramos principalmente conosco mesmos em
conjuntos regulares de paralelepipedos quadrados unidos pelo cimento já antigo de
uma velha cidade...
Pedra, sim, eu te amo! Pois, que morram de ciúme todos os homens que deixaram querer-me quando nem sequer te importas se te piso e não te queixas.
Pedra mineral amiga constante e inerte! Tu também és criatura, criatura cuspida, pisada e pelo qual nenhum de nós se abstem de passar, nem bípedes, nem quadrúpedes e nem mesmo aqueles que batem suas asas e saltitam em teu dorso sempre hospitaleiro e acessível.
*
Temos em nossas mãos muitas ferramentas e ninguém consegue ficar muito tempo parado. Afinal paramos para pensar nisso: No todo estariamos com elas contruindo ou destruindo? Por quê?
Essa é uma questão de foro íntimo. Como vai você?