Friday, May 12, 2006

Down

Down é o termo em Inglês que significa para baixo e depressão. Coincidentemente é também o nome desta síndrome já bem desmistificada hoje em dia: A síndrome de Down, que um dia pode não ser mais considerada síndrome, pois o conhecimento do indivíduo Down vem se encaminhando para uma "Cultura do Down", aceitando e legitimando a maneira de ver o mundo de algumas pessoas que são incluidas no todo social com sua diversidade muito grande entre humanos.
Pois, hoje eu tenho uma satisfação que me inspira e emociona profundamente, me trazendo alento para minha vida já tão marcada por outro tipo de problema nem tão diferente assim que é ser border line. E isso porque participo da construção de material didático feito para uma turma cuja maioria das crianças tem síndrome de Down, conforme já contei em meu outro blog. Eu até me enganei quando vi as fotos destas crianças, pois muitos não têm traços característicos do Down se não olharmos bem para ver, parecendo que seus traços e seu rostinho é todo "normal".
Quando está sendo feito o material para eles toda a família procura ajudar em alguma coisa com o maior interesse e boa vontade, perguntando e se interessando por estas crianças com necessidades educativas especiais que nos beneficiam com suas lições.
Por isso tudo é que trago para vocês e principalmente para aqueles que possuem a dádiva de ter recebido dos céus uma criança com necessidades especiais neste mundo o endereço da BBC em Português que pode ser desmembrado em vários linques instrutivos sobre a síndrome de Down.
Veja por favor a reportagem e também veja que há linques a direita sobre o mesmo assunto conforme seu interesse. Também há emocionante relato que pode ser ouvido e trata de um importante fotografo que tem um filho adulto com síndrome de Down. O relato de seu processo de aceitação do filho é uma revelação espiritual.
Vamos ao linque: