Saturday, June 03, 2006

Para os nossos romances

Hoje li sobre relacionamentos de casais no jornal BemEstar (corrijo agora o nome do jornal no qual havia me enganado), cuja edição está perfeita para um jornal que circula gratuitamente. Haviam dois artigos contendo textos do OSHO em meio a outros artigos sobre qualidade de vida. Vamos então ao essencial sobre isso:

  • Seja um rico no amor e não um mendigo: Dê amor sem esperar nada em troca!
  • Não aceite que outras pessoas assumam o controle da tua vida e lhe diga o que fazer. Siga tua própria intuição, o que vem de dentro de você, o teu caminho...Também, da mesma forma não controle a vida alheia em relacionamentos afetivos.
  • Respeite a liberdade e a privacidade do outro sempre que puderes e também tenha respeito por si mesmo em todos os sentidos.
  • O apego está no sentido contrário da manifestação do amor. Quando temos amor, apego e possessividade ao mesmo tempo isso atrapalha muito, portanto procure se livrar de tudo o que bloqueia o teu amor de se manifestar e atrapalha o relacionamento.
  • Quando nos sentimos inseguros e enciumados não nos percebemos como uma unidade espiritual e sim apartados desta unidade, desconectados do ambiente, do corpo em relação a alma e portanto incompletos.
  • O certo é ficarmos mais livres, fortes e intensos num relacionamento amoroso e não contrário senso, inseguros e nos sentindo presos ou desejando sempre prender o outro ao nosso lado. Nem sempre quem está ao nosso lado está ao nosso lado no sentido de interação.

Creio que estas lições na pratica sejam bem difíceis, mas a prática parece que foi feita para complicar e testar com obstáculos nossas teorias. Assim espírito e manifestação se coadunam, havendo um retorno ao todo como querem alguns ou um chamado desenvolvimento espiritual como querem outros ou simples aprendizado e parece que resulta no mesmo: podemos melhorar, afinal. E não custa tentar se vale a pena.

Coloquei aqui o que lembrei, sem olhar, nestes artigos que eram dois a respeito do assunto. Eu gostei destas dicas, por isso compartilho com vocês agora que o comércio já começa a lembrar-nos o dia dos namorados. Pois, para mim, o cultivo do amor universal vale também para romances e para todo tipo de relacionamento, sendo o amor um só. Acredito também que é possível aprender a amar direito, pois amor e maus sentimentos todos nós temos, mas como lidamos com isso nas nossas vidas faz a diferença.

Ninguém, nem eu pode ser perfeito nos aspectos de que tratamos e nos amamos assim mesmo, do melhor jeito que pudermos fazê-lo. Acho que qualquer truque não vale sem autenticidade, pois como diz o ditado "mentira tem perna curta" e uma conquista pode durar muito ou pouco conforme tenha sido alcançada com nossas verdadeiras virtudes ou não.

  • Diga!