Sunday, August 27, 2006

Filipinas- Urgente- de novo

Conforme já mencionei aqui as Ilhas Filipinas estão hoje em dia sendo protegidas, ecologicamente de forma especial, devido as suas maravilhas naturais e grande diversidade biológica. Trouxe recentemente notícia do Greenpeace e agora encontrei no Terra um texto e fotos sobre o assunto, onde vocês podem conferir melhor no linque para a notícia ao final deste post. Não vou colocar as fotos tristes aqui pois prefiro que fique registrado em nossas mentes as belas fotos do post anterior que coloquei sobre o assunto, mas vocês podem conferir as imagens desta notícia e perceber o quanto os seres vivos sofrem com relação a interesse de pessoas que exploram a natureza de forma insustentável.

É muito comum o acúmulo de petróleo poluindo os mares do mundo todo. Para quem não sabe isso acaba de forma dolorosa com a vida dos seres que ali habitam e com o mar de forma geral incluindo as praias e pessoas que se beneficiam principalmente se não têm ao seu alcance o litoral o tempo todo ao seu lado.
Se pouco nos restar desta devastação planetária aflitiva, o mar será nosso refúgio, ultima fonte de recursos para a sobrevivência do grande ser vivo que é a Terra da qual fazemos parte.
Vamos a notícia:

"Óleo volta a vazar e agrava maré negra filipinaTerça, 22 de agosto de 2006, 05h03
O petroleiro que afundou há 10 dias no litoral das Filipinas e que causou a maior maré negra na história do arquipélago voltou a vazar petróleo nesta terça-feira, o que ameaça agravar a catástrofe ecológica. Enquanto os trabalhos de limpeza do petróleo no estreito de Guimarães (500 quilômetros ao sul de Manila) continuam e o governo filipino pede ajuda a vários países, o casco do Solar I, onde ainda permanece grande parte dos 2 milhões de litros de petróleo que transportava, começou a vazar de novo nesta madrugada.

(fotos devem ser vistas no site de origem se assim o desejarem)

Cerca de 200 litros de petróleo por hora saem dos tanques do navio, disse à televisão filipina o chefe do serviço de guarda costeira filipino, o vice-almirante Arturo Gosingan. Desde que o Solar I naufragou, dia 11 de agosto, devido ao mau tempo, o mar e a costa têm sido poluídos pelo equivalente a cerca de 1,5 mil barris de petróleo. A embarcação transportava uma carga equivalente a 12,6 mil barris.

O petroleiro se encontra a cerca de 900 metros de profundidade. As autoridades filipinas ainda não decidiram se vão tentar trazer o navio de volta à tona ou extrair o petróleo restante de seu interior. "Nenhuma limpeza será suficiente. Não podemos dormir enquanto o petroleiro estiver no fundo do mar", disse à imprensa o comandante da guarda costeira Harold Jarder, que dirige os trabalhos de limpeza do petróleo na região mais afetada.

A maré negra já causou prejuízos ambientais ao longo de 300 quilômetros do litoral da ilha de Guimarães, famosa por suas reservas marinhas e destino turístico por suas paradisíacas praias.
Também acabou com o meio de vida de milhares de pescadores e com as plantações locais.

A organização ecologista Greenpeace, que estava nas Filipinas com o navio Esperanza, como parte de uma campanha mundial contra a poluição marinha, avisou ao Governo filipino que o desastre demorará anos para ser remediado, e ofereceu sua ajuda. O Esperanza chegou ao estreito de esta semana. A sua tripulação, trabalhando com técnicos da Universidade de Visayas, está trabalhando para criar barreiras nas áreas mais ameaçadas da reserva marinha de Taklong, utilizando materiais como bambu.

Segundo o Greenpeace, o arquipélago filipino é reconhecido pela comunidade científica como um dos centros mundiais da biodiversidade marinha. Mas também é um dos mais ameaçados, e o perigo de sua extinção é semelhante ao das florestas tropicais do Brasil.

O Greenpeace pediu ao Governo filipino que declare o estado de calamidade nas áreas afetadas. "Embora possamos limpar a contaminação visível até certo ponto, os efeitos tóxicos a longo prazo podem matar mangues e corais e afetar a rica biodiversidade marinha e as vidas dos habitantes locais durante muitos anos", disse Janet Cotter, da organização ambientalista.

Uma porta-voz da empresa Petron, dona do petróleo que era transportado de uma refinaria na província de Bataan, perto de Manila, para Zamboanga, no sul do arquipélago, negou hoje que o petróleo restante no navio possa vazar. No entanto, o vice-almirante Gosingan afirmou que não há dúvida do fato. O Ministério do Meio Ambiente e Recursos Naturais estuda processar a Petron e a transportadora Sunshine Maritime pelo vazamento.

A primeira medida será cobrar das duas empresas o depósito de uma fiança milionária para pagar os trabalhos de limpeza. O serviço de guarda costeira filipino informou hoje que especialistas dos Estados Unidos e Japão chegarão hoje para ajudar a combater a maré negra.
EFELeia esta notícia no original em:Terra - Notícias - Ciência e Meio Ambiente "
Notícia no www.terra.com.br:
Sendo que a versão publicada aqui é aquela utilizada para impressão.

Saturday, August 26, 2006

Xipaia-ilustração do texto abaixo



A ilustração acima foi feita a partir das fotos da revista Época- fotos dos índios xipaia. As fotos estão lindas, mas eu gosto de desenhar e estou deixando aqui um toque pessoal nas imagens. Representam estas imagens Maria Xipáya a última falante da língua xipaia, língua indígena do tronco Tupi com sua mais jovem bisneta provalmente e com a tribo numa foto/desenho/releitura/montagem.

Coloco a parte a ilustração pois está impossível colocar a imagem depois do texto. Estranho...mas, tudo bem.

Comentários: estão abertos no post anterior.

Um abraço!

Xipaias

Uma cultura na UTI da cultura brasileira e indígena.
A última falante dos xipaias, tribo indígena brasileira, Maria Xipáya, presume-se nascida em 1928, mas esta idade é fictícia tendo em vista os xipáias não contam anos, contam luas. Esta senhora está sendo ouvida por uma lingüista, Carmem Rodrigues que ouve e anota relatos da velha senhora indígena, bisavó de muitos bisnetos. Com isso a língua xipaia, cujo tronco é o Tupi tem chance de renascer no Brasil e iniciam-se estudos na aldéia recentemente construida para reconstituir esta cultura, onde indígenas que usam muitos artefatos da civilização, mas devem ser incentivados a resgatar sua cultura e sua língua nativa da qual só relembram algumas palavreas esparsas.
Eu tive uma segunda mãe com os traços semelhantes ao desta índia xipaia, que era aqui do interior do Rio Grande do Sul da Região das Missões, para os lados de Tapera do Sul. Ela contava muitas histórias. É semelhante sua história com a de Dona Maria. Ela também possuia uma curiosidade imensa pelas "maravilhas da civilização" e, embora provavelmente nunca tenha passado fome, deixou sua casa, como ela dizia "barreada de bosta de vaca", para morar com os brancos, em troca de uma segurança abstrata, pois os brancos tinham dinheiro e não correriam riscos presumidos como aqueles que vivem de uma forma muito simples em uma cabana com uma horta por perto, frutos do mato e de vez em guando algum porquinho ou galinha que eram mortos em ocasiões especiais aproveitando-se todo e qualquer pedaço do animal para alguma utilidade, até mesmo para a conservação de alimentos na banha.
Mas, assim como Maria e minha tia Carmem, muitos indigenas foram seduzidos pela tecnologia, pela luz elétrica e desprezaram sua cultura, sua língua quando falavam alguma língua indígena e seus costumes de modo geral. Quem diz que nós não iremos também ser seduzidos pela cultura e língua indígenas se é que já não fomos? Confesso que já sou seduzida por toda e qualquer cultura que se apresente até mesmo aos pedaços para que possamos viver em meio a diversidade e conhecermos outras civilizações sem perder de vista a história até mesmo de nossas família onde eu me orgulho de ter sido cuidada por uma bugra, que não apreciava devidamente sua cor parda e estava cheia de histórias para contar, histórias de outros tempos em que as casas eram cimentadas de uma forma muito especial, onde nunca deveria ter sido problema o aipim ser chamado de mandioca e onde nunca eu deveria ter sido corrigida por isso. É muito importante saber o porque de tudo e percebemos isso cada vez que os anos passam, quando o que importa nem são os anos, mas as luas.
Fonte:
Revista Época- reportagem sobre os Xipáias.

Monday, August 21, 2006

<><><>

Oi!
Já vou olhar os coments.
Mais uma vez o mesmo problema técnico neste blog. Sobretudo os blogs interativos sofrem de alguns disturbios. E o blog continua fora do ar até que eu entre aqui dentro e poste alguma coisa. Se o blog acabar, saibam que levarei muito carinho de pessoas amigas no coração, poi este blog é um blog dedicado mesmo aos amigos, para aquelas pessoas que desejam amizade pela amizade.
Espião?
Algo que ocorreu de estranho neste tempo todo é que recebi alguns coments de um anônimo que se infiltrou no blog comentando posts passados, colocou elogios em Inglês, algo desmensurado e fora de propósito e indicou em alguns casos alguns linques que naturalmente que não usei. Não sei se estes coments se mostram visíveis ou somente se mostraram visíveis via e-mail. O objetivo do blog não é o anonimato aqui de jeito nenhum e se algumas pessoas assinam como anônimos e depois colocam uma identificação segura tudo bem, caso contrário com este blog eu decidi apenas manter uma fonte de amizade como já disse, também não estou interessada em concursos, prêmios ou propagandas.
Segundo uma notícia da Superinteressante, haverão muitas disputas judiciais para que sejam cobradas taxas de quem tem sites na internet, para que se apresente trabalho com resolução e qualidade como agora, mas com despesa para quem faz o trabalho qualitativo. Alguns invejosos e pouco criativos acham que estão perdendo com os blogs e a livre comunicação na web. Bobagem. Todos ganham com a livre comunicação e aprendizado. Ocorre que eu já tenho bastante trabalho em fazer o blog de graça e por amizade, como para mim não poderia deixar de ser neste tipo de trabalho onde tenho muita liberdade e neste sentido aprecio muito o trabalho da Blogspot e do Google, dois provedores iluminados que visam o bem de todos. Se tiver de pagar taxa para fazer um blog de qualidade não vou fazer blog nenhum.
Meu fim de semana foi legal. Muito trabalho de casa e alegria. Ajudei meu filho mais novo na cozinha, pois ele está se saindo um ótimo cozinheiro, assim como o mais velho também. Estou cercada de homens que cozinham com talento: meu pai, o Régis e meus filhos. E faço questão de uma coisa: quem cozinha deve cozinhar com capricho e organização. Atingindo este objetivo tudo bem. Posso ajudar e lavar os pratos, mas sujeira espalhada por tudo não dá. No mais eu coloquei tudo em dia aqui em casa no fim de semana e tomei sol, hoje tomei sol perto do meio dia inclusive, mas mesmo assim está frio mesmo. Há também mais roupas para colocar no sol e havia mofo a ser retirado dos guarda-roupas. É preciso aproveitar o sol ao máximo, como faz o gato Luar que aproveita qualquer frestinha com sol para se aquecer.
Planos para o futuro bem próximo:
Dar uma olhadinha no Inglês e finalmente ver quem foi o assassino daquele texto de Cherlock Homes que tentamos descobrir. Quanta curiosidade, da semana passada para cá só agora vou saber... Minha suspeita era completamente lógica, naturalmente e completamente errada também.

Saturday, August 19, 2006

Urgente de Belo Horizonte


Não tenho o costume de passar e-mails sobre pessoas desaparecidas, que pode ser fonte de vírus. Exceção eu faço aqui, pois este menino acima é conhecido de uma amiga maravilhosa que tenho. O menino é de Belo Horizonte e está no orkut. A criança pode ter sido sequestrada. Vou pedir a vocês que prestem a atenção se vierem este rostinho na rua. Existe uma esperança para os pais. Ele foi comprar lápis de cor em uma livraria e desapareceu.
Vejam aqui a notícia.
Este e-mail é dedicado a Bárbara, uma pessoa que eu quero muito e desejo que ela realize seus sonhos, inclusive este de que este menino seja encontrado e volte para os braços de seus pais.
Coisas muito tristes vêm acontecendo em nosso país. Desejo contar com o carinho e colaboração dos amigos tanto brasileiros quanto estrangeiro, pois muitos fatos deixam nosso coração de luto.
Mudando de assunto ou não muito:
E-mails:
Tenho recebido e-mails estranhos, com nomes comuns de pessoas que podemos conhecer com um sobrenome aleatório ou alcunha. Até o sobrenome pode ser o mesmo. Não vou mencionar nada disso. Estou só avisando sobre o assunto. Estes e-mails não devem ser abertos. Um que abri por curiosidade tinha imagem quebrada, daquelas que vem fechadas e não abrem. Mau sinal. O e-mail para ser aberto deve ser mais ou menos seguro e digo isso porque não existe e-mail seguro. Se vocês receberem fotos de desaparecidos por e-mail não devem repassar a não ser em casos especiais como este. Colocar a foto dos desaparecidos no nosso país ou estado no blog através de um site especial acho que é legal e penso que isso não cause qualquer problema, é uma forma de ajudarmos.

Friday, August 18, 2006

Teste

Este blog tem saido do ar e fica aquele fundo cor de rosa apenas.

Wednesday, August 16, 2006

Filipinas Urgente!

Imagems aqui colocadas do site http://marenostrum.org/
Participe desta campanha você também!
Este é o primeiro recado do Greenpeace após o meu cadastro simples como defensora dos Oceanos. Você também pode se unir a nós que somos pequenas gotas neste mar. Meu papel é bem pequeno, mas estou dando o recado:
Mabuhay [olá / vida longa] Defensores dos Oceanos! Beau Baconguis escrevendo das Filipinas.
Imaginem por um momento que estamos numa ilha tropical chamada Rapu Rapu. Ela está cercada de água azul-turquesa repleta de peixes e outros seres marinhos, dos quais os residentes dependem para a sua subsistência. Imaginem agora uma mina a céu aberto nessa ilha, extraindo vários metais diferentes e lavando-os em tanques de cianeto e de mercúrio. É com isto que estamos lidando aqui nas Filipinas.



Em outubro e novembro de 2005, cianeto e outros poluentes da mina em Rapu Rapu foram derramados no mar e ao redor da ilha, resultando numa mortandade maciça de peixes. Este desastre também afetou seriamente as comunidades costeiras que dependem do mar como fonte principal de subsistência. A mina foi fechada enquanto uma comissão presidencial de inquérito investigava. A recomendação final da comissão foi cancelar a licença da empresa de mineração australiana e instalar uma moratória sobre toda atividade mineira em Rapu Rapu.

Infelizmente, em julho deste ano, o governo nacional autorizou a reabertura da mina por um período experimental de trinta dias. Já apareceram relatos de uma nova matança de peixes. Quando enviamos alguém para investigar esses relatos, o nosso pesquisador foi detido ilegalmente sob a mira de armas quando estava em local público, e suas amostras de água foram confiscadas - a despeito de promessas de transparência feitas pela empresa e pelo Departamento de Meio Ambiente e Recursos Naturais.

Clique aqui para fazer pressão internacional e ajudar os residentes da ilha na resistência contra esta mina.



A beleza das Filipinas
As Filipinas foram escolhidas como parte da expedição Defendendo Nossos Oceanos por causa de sua rica vida marinha internacionalmente reconhecida e, enquanto estiver aqui, o Esperanza nos levará a algumas de nossas muitas regiões oceânicas espetaculares. Nós visitaremos um santuário de tubarões-baleia próximo a Donsol - onde milhares de turistas afluem todo ano para apreciar as maiores espécies de peixe do mundo.

E visitaremos a Ilha de Apo - onde pessoas do mundo inteiro têm muito o que aprender com os locais sobre reservas marinhas. Em Apo, os pescadores locais antes usavam dinamite - uma prática pesqueira incrivelmente predatória. Então, a equipe de uma de nossas universidades os convenceu a, em vez disso, tentar estabelecer uma reserva marinha.

Agora, a dinamite é página virada da história. A reserva marinha, cuidadosamente conservada pela comunidade local, abriga centenas de espécies de coral - e o pescado marinho dobrou.


Todos a bordo estamos ansiosos para visitar um exemplo prático daquilo que queremos ver funcionando em muitos outros lugares.
Leia o weblog para continuar, e aja agora para ajudar.


Veja a Galeria de Artes aqui.
Artistas plásticos que queiram participar da arte com a temática de defensores dos oceanos vejam como aqui.
Veja os banners para blogs aqui.
Papéis de parede para o teu PC e para ilustrar seu amor pelo mar aqui.
Aqui a gente pode sentir um dualismo entre a ganância do homem que crê na escassez e na exploração insustentável e de outro lado a abundância e beleza extraordinária dos mares. O Universo é abundante e para todos, sem sombra de dúvidas. E este é o recado da natureza para nós, em todo o seu explendor estupendo. Conto contigo!
Veja mais imagens das filipinas no aqui.
Créditos totais para o GREENPEACE E http://marenostrum.org/

Sim, é daí?

O vazio é fonte de energia? Sim, diz o MARK COMINGS. Pois é. Quero ficar bem vazia. Bem...


  • Clica aqui! Ah, e passeia com o mouse neste site!

    "O conjunto Ø está contido em todos os conjuntos , por não possuir elementos"

"O universo é abundante". Não sinta medo de esvaziar-se. Vazio é fonte de energia.

Se você quer saber sobre o vazio como é visto hoje na Física pode ter curiosidade e procurar sobre o assunto.

A vontade que sinto é de esvaziamento, porque estou cheia, cheia, cheia disso tudo, não por ser isso ou aquilo, mas justamente por ser "isso tudo", entende?

Teste e outras barbaridades

Mais uma vez o blog saiu fora do ar, isso é apareceu somente um espaço com a cor do fundo e uma explicação sobre uma imagem. Por falar em imagem a imagem permanente que coloquei aqui insiste em não entrar.
Gentes, vou ver os coments agora, se o blog voltar.
O blog e aliviado desaniversário...
Ontem eu não cuidei mesmo deste espaço. Estava dando uma atenção especial a minha vida pessoal e com os bandidos a espreita não entro em detalhes. É só. No mais tudo indo. De desaniversário, desde ontem sinto-me bem melhor. Nunca mais quero fazer aniversário. Minha vida em meio a familiares hoje tem um quadro tão confuso que nem eu mesma entendo direito. Sei que de uma forma ou de outra fui forçada a celebrar meu aniversário e sabia que isso não ia dar certo, mas uma tia que disse que gosta de mim mostrou sinceridade. O bolo que meu filho fez para mim e o que esta tia disse ficaram em mim como linda lembrança, entre muitas desagradáveis, entre muitas de me sentir socialmetne condenada por não aturar o inapropriado de todos aqueles que se puderem roubam a cena de quem está fazendo papel de noiva, aniversariante, quiçá até mesmo de um defunto se for o caso (Ai de mim que me preste para tamanho papelão). Quando eu deveria ter saido pela tangente, de fininho, resolvi gritar um pouquinho, eu que falo baixo e detesto pessoas que gritam, pois estas são as menos providas de argumentos. Então começaram a falar muito mal do Lula, três contra um, pois um sujeito que não costuma aparecer na minha frente nunca, veio lá de dentro quando ouviu o coro das unanimades e veio faceiro para aumentar-lo. E eu gritei: Eu vou votar no Lula. A princípio fizeram que não ouviram. É como se dormissem. Eu deveria ser tratada como a aniversariante muda. Então gritei mais alto ainda: Vou votar no Lula. Meu tio que vive como se não tivesse nenhum defeito e assim viveu toda da sua vida até atingir a maior idade ou quase, levantou-se e precisou sair naquele mesmo momento. E para dizer a verdade nem sei se vou mesmo votar no Lula, mas naquele momento eu iria votar no Lula, iria defender o Lula quando sei que milhares no Lugar dele teriam viajado pelo mundo todo e andado de jatinho. Tenho certeza disso. Eu vi os carros oficiais dos juizes, pretos e lustrosos carregarem madames e crianças. Eu não só vi como entrei nestes carros. Eu vi que o ser humano aprecia conforto e vi muitos e muitos egoístas na minha frente e em muitos casos fui esta egoísta. Os dias de glória dos abastados que se acham superiores aos outros, inclusive eu mesma quando tenho alguma tendência assim, desejo que se acabem de vez e desejo ver muitas máscaras caindo. A máscara dos socialmente "superiores" e destas autoridades que não servem para servir, mas apenas para humilhar. O PT, a oposição neste país está dividida. Acharia melhor que não tivesse se formado no partido do Sol um outro PT, parece que agora temos o grande e o pequeno PT que tenta se emancipar com a mesma ideologia do PT, há quem diga em sua formação mais radical. Qual PT é o mais forte? Qual o socialismo mais forte ou a esquerda mais forte? Não sabemos. Mas, aqueles que desejam igualdade e justiça precisam de força e a força reside na União que faz açúcar. Quanto ao resto o presente que decidi me proporcionar quando faço aniversários é liberdade, o máximo que a vida me permitir, por isso quanto menos compromissos e horários neste dia melhor. Dia de sumir. E quando quizerem podem me abraçar sempre se for sincero este abraço, pois eu gosto muito de abraços sinceros.
Ah...Estamos neste país desevendando os crimes, muitos crimes que são roubos institucionalizados, da lei. Quem está ganhando 12 ou mais salarios mínimos não estaria roubando de forma legal? Uma pessoa assim não precisaria ser um verdadeiro herói para querer o socialismo, a redistribuição de renda e diminuir o seu padrão de vida barbaramente em função do próximo?

Monday, August 14, 2006

Inclui-me fora disso!

Aproximam-se as eleições no Brasil e com elas uma certa angústia, tensão no ar e conflitos. Quando percebem um desidente em meio a elite com seu pensamento conservador do status podem vir de três para cima de um só que se defenda como puder. Há plebeus que buscam junto ao poder à sombra de uma segurança bastante trabalhosa também, pois se não há redistribuição de renda cada um luta avidamente pelo que é seu, com o que pode e com o que possui. Foi tudo isso que sucedeu comigo e nem me perguntem detalhes, pois eles me entristecem assustadoramente. Irritei-me ontem numa "homenagem" prestada para mim?!? Eu que nem sei em quem votar e detesto fofocas e politicagem... Política com torta de abacaxi parecem não se casarem bem em alguns casos e é sempre algo parecido o que ocorre. Onde estavam os companheiros nestas horas. Quero meus companheiros!
Política legal para mim é teórica, outra coisa... Na hora da prática tudo se mistura e os poderosos querem apenas dar uma palavra final sem discução, pois isso faz parte do poder, o vocabulário incrementado e o terno com gravata não me assustam, estou acostumada com isso, a pinta de barboso e pimpão também não são impecílhos para mim, mas se existe injustiça, ladroeira, mentira, então vamos fazer uma investigação larga e profunda de toda a imundice quando ninguém vai se safar ileso ou nem começa, nem começa que eu já estou por aqui...Esculhambar com a imagem do Lula, chamar todo o PT de ladrão é fácil. Vamos ver a vida de todos os que dizem isso. Vamos ver a vida daqueles que não se molham na chuva nunca, sempre protegidos, pousando de galã, de genro ou de bonzinho, pessoas tão poderosas de quem não se pode falar mal como se fala do Lula por exemplo, o ilustre desconhecido. Neste momento não voto em ninguém. Neste momento desejo cadeias enormes, muitas cadeias, cadeia para todos. É isso. Tem também os hospícios, hospícios imensos onde se possa tomar sol todos os dias. Que vão todos plantar batatas no asfalto.
Desculpas, mil desculpas, viu, mas a coisa por aqui não está nada fácil!

Sunday, August 13, 2006

O pai entrevistado

Imagem: foto do Régis, das minhas prediletas.



O pai entrevistado é Régis Dornelles que em parceria comigo deu a luz ao magnifícos Daniel e Rafael e também é pai da Stephanie, a primogênita deslumbrante.

Régis trabalha como escriturário na Caixa Federal e tem como atividades amadoras fotografar, cozinhar, ler, assistir filmes e blogar.

Régis!!!

  1. Um momento marcante: Um nascer ou um por do sol
  2. Cor predileta: Cores quentes em tons abrandados.
  3. Algo musical que gostas de ouvir: Música romântica de boa qualidade.
  4. Dor predileta: Toda dor produz extremo desconforto e algum prazer.
  5. Orgão vital: Coração, sem dúvida.
  6. Que achas do churrasco? Eu não acho, eu compro e como quando sinto vontade.
  7. Que pensas do vegetarianismo? É a melhor alimentação que existe. Tão boa que não causa dependência como a alimentação carnívora.
  8. Ecologia para você em poucas palavras: Harmonia em todos os sentidos.
  9. Estilo: Descolado por opção e formal por obrigação.
  10. Ética: A do não julgamento.

Obrigada Régis! Feliz dia dos pais para ti e para todos os papais do mundo!

Obs: Esta entrevista foi baseada em um post de Mixtu, feita para Benedetti, literato castelhano, e foge aos moldes tradicionais. Mixtu tem linque neste blog.

Novas e velhas idéias renovadas fisicamente

Obs: depois eu vejo se tem mais coments no post anterior. Agora quero dar uma postadinha.

Algumas idéias de Marcelo Gleiser, astro-físico da atualidade:

  • A criação surge a partir do tempo com o big bang, a grande explosão.
  • A chave do mistério cósmico está na música (harmonia e formas perfeitas)
  • O Universo se expande (Kabalah e Yoga afirmam que Ele tb se contrai)
  • Não se sabe ainda como surgiu a vida havendo muitas teorias a respeito sem comprovação.
  • Somos feitos da poeira das estrelas (comprovação físico/química ele explica)
  • Vigora a Teoria da Relatividade de Einsten
  • É possível viajar no tempo para o futuro, nunca para o passado
  • A harmonia existe no Universo como princípio antagônico a imperfeição concomitante também existente, sendo a imperfeição elemento indispensável a transformação
  • Haverá o fim do mundo e nossa criatividade poderá salvar a vida de forma geral, o elemento vital; não se sabe como. Está prevista a explosão do sol.
  • Os movimentos cósmicos não se dão de forma circular, mas em forma de elípses

Marcelo é um homem bonito, escreveu A Dança do Universo, O fim da Terra e do Céu, a Harmonia do Mundo, tem hoje diversos caminhos e projetos para a construção genial da sua vida. Tem esposa e um bebê. Mora e trabalha nos Estados Unidos. A superação de seu trauma em ter perdido a mãe aos seis anos de idade é válvula propulsora de suas descobertas e divagações.

Fonte: Revista Época

www.epoca.com.br

Friday, August 11, 2006

Receitas gerais para ficar doente

Eu não, eu não...

"Curiosidades da Dra Shirley
Receitas Gerais Para Ficar Doente
11/07/2003

Embora seja possível fornecer-se receitas específicas para ser doente, apresentamos a seguir as dicas globais para que possamos ser doentes e sentirmo-nos pessoas comuns, iguais a todos:
1. Alimente-se desregradamente. Comer bastante carne, açúcar, refrigerantes, chocolates, docinhos, enlatados, salsichas, etc. Tudo isso é bom para provocar fermentações, putrefações intestinais sintomáticas ou não, baixa de resistência orgânica, acúmulos e demais determinantes de desequilíbrios que se assentarão com o tempo (antes produzindo fenômenos simples como dores, febres, azias ...). O ideal é comer também a toda hora. Isto é bom para alterar o ciclo biológico natural favorecendo a prisão de ventre, a obesidade, a pressão alta, as infecções e inflamações, os tumores, a ansiedade, a culpa,a barriga grande ...
2. Evitar os alimentos naturais, os cereais integrais, as frutas, os legumes, as raízes, o pão integral puro, o mel, etc. , pois favorecem a desintoxicação das sujeiras, além de fortalecerem o organismo e torná-lo mais saudável.
3. Alimente-se principalmente à noite, após as 22 horas, pois assim o organismo será forçado a trabalhar em regime de hora extra. Isto é excelente para o envelhecimento precoce, a obesidade, a gordura abdominal (não existe coisa melhor para a formação dos pneus abdominais de gordura que comer à noite e em abundância, principalmente queijos ... ). Também é bom para a pessoa acordar cansada e desenvolver falta de memória
.4. Manter sempre hábitos alimentares comuns como a velha feijoada de toda semana. A feijoada, usada com constância, é muito boa para desencadear, sem que o freguês perceba, os seguintes resultados: elevação do colesterol e dos triglicerídios, arteriosclerose, pressão alta, angina pectoris, reumatismo, artrite, gota, lipomatose, cistos sebáceos, envelhecimento precoce, distúrbios da vesícula biliar, gastrite, colite, enterite, hemorróidas, varizes, retenção de líquidos, distensão abdominal, glaucoma e uma grande quantidade de outras doenças. Para melhores resultados, aconselha-se a utilização de feijoada em lata, cujos efeitos são mais intensos ainda. Ela já vem com antibióticos. E ninguém paga nem um centavo a mais por esta vantagem!
5. Freqüentar sempre e constantemente os bons restaurantes. Viver o prazer da boa mesa. Afinal, mais vale viver pouco, mas intensamente, do que viver muito, mas monotonamente, comendo arroz integral ...
6. Evitar os restaurantes naturais, vegetarianos, macrobióticos, os sucos vegetais, saladas, se quiser ser doente.
7. Usar açúcar branco e cafezinho em abundância. Isto favorece não somente a baixa de resistência, mas o famoso sugar blues, a doença do açúcar: depressão, melancolia, adinamia, fraquezas, instabilidade emocional, fomes repentinas, ansiedade ... tudo ajudado pelo excesso de cafezinhos que contribuem para o nervosismo e irritação, etc. Ideal para escritórios ...
8. Evitar ginástica, o trabalho físico, a movimentação do corpo. Levar uma vida sedentária, longe dos esportes e do contato com o ar puro e a natureza. Preferir habitar os grandes centros poluídos.
9. Participar com freqüência de festas intensas, banquetes. Trocar o dia pela noite e comer bastantes excessos. Morar em apartamentos úmidos, longe da luz do sol.
10. Evitar a sauna, a massagem profissional [...], a dança, a expressão corporal, as artes marciais.
11. Fumar uma grande quantidade de cigarros. Bom para produzir vários problemas, entre eles, as alterações nervosas, a bronquite tabágica, alterações de circulação arterial, diminuição do oxigênio do sangue e dos tecidos (grande parte das doenças modernas ocorrem num organismo pobre de oxigênio ...) o câncer, a gastrite, inapetência, enfisema pulmonar, perturbações da memória, alterações do sabor e do olfato, etc. Mas vale o prazer de fumar, não é? Afinal, fumar é umaquestão de bom senso... mesmo que no Brasil o hábito seja responsável por cerca de 100 mil mortes anuais eproduzirá no mundo a cifra ínfima de trinta milhões de mortes até o ano 2000.Hoje existem cerca de trezentos milhões de pessoas em todo o globo que sofrem muito por enfisema pulmonar e demaisproblemas derivados do cigarro.
12. Beber álcool com freqüência. Isto é normal. O álcool está presente nos lares, nos escritórios, acompanha as grandes festas, favorece os grandes negócios, acalma e combate a ansiedade. Mesmo sabendo-se que ele é uma grande ilusão e que "tudo o que estimula termina por deprimir", e que na verdade o álcool é depressor do sistema nervoso, convém usá-lo para obter os seguintes males: neurite alcoólica, perturbações visuais, diminuição da resistência orgânica, hepatite, cirrose hepática, pressão alta, inflamações, câncer do estômago, irritação da mucosa, agressividade, tendência ao enfarte. No extremo pode ocorrer delirium-tremens, coma e morte. Quem quiser passar por estas experiências deve consumir muito álcool. Usado commoderação e com sapiência ele não é muito capaz disto.
13. A qualquer simples sintoma como febre, dor de cabeça, mal-estar, lançar mão de drogas alopáticas. Evitar as ervas medicinais, a homeopatia, o do-in, o relaxamento, o jejum, etc.
14. Seguir estritamente as ordens dos médicos sem nenhum comentário, sem questionamento. Tomar todos os remédios, mesmo que produzam efeitos colaterais, piores que o problema ou sejam capazes de gerar mais doenças, além daquela que está sendo tratada. Aceitar também as cirurgias indicadas sem procurar outras opiniões profissionais.
15. Assistir sempre bastante televisão, acompanhar as novelas, acreditar piamente nos noticiários que a televisão emite. Uma família inteira assistindo à TV junta é um excelente método de alienação conjunta. A TV em excesso é excelente para embotamento do raciocínio. Se não estiverem passando programas interessantes, deve-se jogar videogame com as crianças ou ter um videocassete comum, bom estoque de filmes de violência, de guerra ou pornográficos. Como alternativas, existemcomputadores com programas alienantes de excelente qualidade. Para completar, convém assistir à televisão comendo biscoitos doces em abundância e a todo instante ir beliscar uma coisinha na geladeira. Para engordar é ótimo.
16. Comprar e consumir tudo o que é indicado pela propaganda na TV, rádio, outdoors e demais veículos de vendas.
17. Levar sempre as crianças em festinhas de aniversário onde reinam as guloseimas cariogênicas, descalcificantes, redutoras de resistência orgânica, favorecedoras das amigdalites, tosses, febres, bronquites, crises de asma, urinas noturnas, dificuldades escolares de fundo alimentar, com aditivos corantes e aromatizantes cancerígenos. Melhor até é organizar as festinhas em sua casa mesmo. Facilita.
18. Andar sempre na moda. Sapatos bem altos são bons para produzir alterações da coluna, como escolioses, lordoses, sifoses, dores musculares, etc. Cosméticos, xampus, brilhos, bases, cremes sintéticos, etc., embelezam mas condicionam a pele, não a deixam respirar direito e a envelhecem. Usá-los é no entanto necessário para manter o status. Evitar os cosméticos naturais, as máscaras biológicas, a sauna, os banhos de luz, a hidroterapia, a acupuntura cosmética, que são benefícios para a pele.
19. Perseguir obstinadamente ideais como a fama, a fortuna, o reconhecimento público, a notoriedade. São formas de busca ansiosa que não trazem nenhum sentido existencial verdadeiro, nenhuma realização interior autêntica, mas atraem a inveja, o ciúme, a inimizade, a falsa amizade. É graças a elas que temos hoje um mundo em pé de guerra.20. Ter sempre uma vida tensa, agitada, ansiosa mas plena de realizações profissionais, mesmo que em casa esteja acontecendo um inferno. É uma receita para morrer mais cedo através do stress, da estafa, do enfarte, da úlcera,dos distúrbios psíquicos e sexuais, da neurastenia.
O site da Dra. Shirley de Campos é maravilhoso e estou lendo ele aos poucos. Dá uma chegada por lá como quem não quer nada: aqui (portão da frente).
E aí, gostou? O mundo será bem pior do que já está depois de seguirmos a risca estes conselhos da Dra. Shirley. Obrigada Doutora! Quem não seguiu as receitinhas contrárias, inclusive eu que dou umas escapulidas nos refris do Régis (Ah, a Dra. Shirley tem receita de fanta natural feita em casa), agora tem aqui uma aulinha extra. Isso quer dizer também que o cafezinho que eu amo de paixão é grande culpado da minha mostruosa transformação?

"Deficiente"

Durante o curso da minha sobrinha Priscila, de Educação Especial para crianças com Especiais dificuldades de aprendizado, em que ela fazia questão de frisar esta longa expressão eu lhe fiz uma perguntinha difícil: Quem é criança com dificuldade especial de aprendizado?Afinal questionei-me se eu com uma coleção de notas altas na escola em algumas fases não teria sido uma criança assim, pois problemas psicológicos e traumas diversos podem afetar o aprendizado e afetam mesmo. Então chegamos a conclusão de que as chamadas deficiências mentais não se dão apenas nas áreas que comprometem diretamente o raciocínio, mas se dão também nas zonas dos sentimentos, intuições e sensações. Então o conceito atual de deficiência ou de deficit pode ser abrangido por problemas de diversas naturezas e todos nós somos de uma forma ou de outra deficientes em nossas limitações. Tenho guardado aqui um texto que veio no convite de formatura da Priscila e já mandei como e-mail. O texto anônimo também foi atribuido a Mário Quintana, mas penso que não seja dele. Aí vai o texto incisivo que nós atinge a todos sem exceção, pois podemos fazer melhor de nossas vidas e cada um deve saber por onde, procurando não criticar o outro pelo que não fez, quando temos muitos trabalhos a fazer em nossas vidas particulares e um deles é o de abrir o chacra cardíaco quando "Nada passa pela razão antes que tenha passado pelos sentidos." (não tenho certeza se foi Kant_"Crítica da razão pura"_ que disse isso. Sempre esqueço. Não são os filósofos do passado que eu amo, mas algunas partes de suas idéias, pois não concordo de forma absoluta com quem quer que seja, felizmente e façam o favor de duvidar de tudo que escrevo aqui!)

"Deficiente" é aquele que não consegue
modificar sua vida, aceitando as imposições
de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.
"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.
"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria. E só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.
"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.
"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que
precisam de sua ajuda.
"Diabético" é quem não consegue ser doce.
"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.
E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois
"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus. "*

*Texto acima: anômino, obtido num blog da internet, neste caso atribuido a Mário Quintana e no convite de formtura da Pri diz que é de um Anônimo. Quanto ao anonimato quando e o quanto ele deve ser usado hoje em dia pode ser um motivo de questionamento que faço.


O mundo pelo visto está cheio de "deficientes", "loucos" e adquire feições caóticas ditadas pelo medo, quando precisamos ser todos perdoados e compreendidos pelas nossas deficiências protegendo de qualquer forma o Amor, nosso único remédio eficaz para as situações patéticas que presenciamos bem próximas a nós ou através das janelas deste mundo que atingem nossas vidas em maior ou menos escala.

Monday, August 07, 2006

Mais um lembrete

ao entrar em um blog, provedor ou algo que o valha você faz log in colocando seu nome (nick) e senha. Sempre que você fizer isso faça log off saindo por onde diz log offo ou sair.
Lembre-se disso! Isso é para sua segurança e para a segurança de toda a rede.

A pedagoga Priscila

  • Em primeiro lugar por questões práticas, sempre as questões práticas, eu devo avisar que mais uma vez eu tento ver o blog pelo lado de fora e só aparece o nosso fundo, o background, cor de rosa clarinho sem mais nada.

  • Ontem foi um dia de celebração na família. A tarde assisti a formatura da Priscila que foi um evento bem divertido para uma formatura, formalidade que exige muita paciência. Algumas formandas foram sambando pegar o diploma. Assistimos do telão a Priscila entrando ao som da principal música do filme Rei Leão. Este foi o momento principal para mim quando escorreram as lágrimas. Achei demais a Pi entrando com aquela música. Achei engraçado também, engraçado, emocionante, tudo...Podemos dizer que a Priscila neste grande selva humana, onde poucos bichos participam, é nosso leãozinho humano. Nos discursos o que eu achei mais importante, a fora a homenagem a uma professora que foi muito importante para toda a turma foi a idéia central de estarem ali formando elementos transformadores da sociedade. Será isso pura balela, ou ali em meio aqueles rostinhos, na maioria deles ainda um pouco infantis, poderemos encontrar realmente, um que seja, elemento transformador, aquele que fará valer suas idéias revolucionárias para qualquer instituição na medida em que existem avanços teóricos? Faço gosto em saber.

  • Nas relações humanas não é tudo como a gente gostaria que fosse e elas são difíceis. Nosso papel não precisa ser o papel principal para ser bem desempenhado e o papel principal de quem está em destaque acarreta sempre um misto de felicidade com nervosismo e uma impossibilidade daquele desejo confesso entre nós de transmitir o nosso carinho a todos. Fica uma insatisfação daquilo que foi bom, mas poderia ter sido melhor. Mas, temos a vida para que seja melhor e não uma festa de formatura ou algo que o valha, que apesar de sua importância tem importância relativa. Nosso desejo de compartilhar não foi totalmente satisfeito. Queriamos mais, queriamos que os Franciosi estivessem no restaurante depois da solenidade. E talvez mais ainda...

  • A Priscila é hoje uma destas pessoas mais sinceras que existem e nunca deixará de sê-lo, se parece muito comigo na sua idade, pois também fui exatamente assim em grau. Vai ficar menos sincera um dia e vai perceber que "não basta ser, é preciso parecer" conforme o ditado judaico. Eu só quero dizer com isso que devemos nos importar também com a mensagem que transmitimos e isso tudo é tão complicado que também não dá para esquentar a cabeça. Temos a nossa menina inteligente, comunicativa, objetiva, direta, que costuma fazer tudo com inocência e sem malícia, que vai perdoando pela vida muitos atos de inveja e maldade que têm dela por onde passa, uma menina que vendeu limonada nas calçadas, que realizou gincanas entre amigos e que costumava andar aos bandos...Com certeza, com o seu jeito único de ser e de ser muito forte irá vencer na vida para realizar seu ideal, seu propósito. E não pretendemos repetir erros familiares com esta geração, ao menos da minha parte não. Uma insegurança grande e perfeccionismo destrutivo devem ser abolidos.

Sunday, August 06, 2006

Apresento minha sobrinha Priscila

oficialmente agora...

O post abaixo contém um texto de minha sobrinha Priscila sobre Educação. Eu deveria ter mencionado que a Priscila foi convidada para postar aqui.
O blog tem nova sócia, novo Perfil: Priscila. Ela não promete escrever muito seguido e está livre para vir quando quizer.
Atualmente a Priscila está as voltas com a formatura e outros detalhes de vida, por isso vai demorar um pouco para ela ver os coments em seu post. Acho que apenas uma pessoa se deu conta que era ela que estava postando e não eu. Natural. Ninguém estava avisado.
Já tenho algum texto guardado no rascunho, mas vou deixar um pouco mais o texto da Priscila sobre Educação que é muito importante. Educação e inclusão serão temas que vamos abordar aqui com todo respeito as opiniões diversas sobre pontos difíceis e possivelmente polêmicos. Felizmente devido às abordágens ecológicas consegui manter um nível muito bom de educação, respeito, gentileza e amizade, o que faz com que este canal de comunicação se mantenha, graças a todos nós.
O computador sempre diferente, back ups e sempre necessitando de novos arquivamentos deixa a desejar quanto a buscas, mas vou ver se tenho disponível alguma foto da Priscila. Tô indo. Ops! Preciso dar um jeito de mostrar minha sobrinha bonita.
Beijos!

Saturday, August 05, 2006

Da janela-lado de dentro eu

e lado de fora você? Ou preferes ao contrário?

Grata ao gato Luar por seus trabalhos como modelo.

Friday, August 04, 2006

Recado para distraídos

(alguns precisam)

Quando saires de um blog ou site quando têns algum ou mesmo do seu e-mail sair onde diz "sair" ou "log off". Faça sempre isso. Isso é muito importante. Vale para todas as vezes em que você entrou com sua senha em algum local. É uma questão de segurança e de conservação daquilo que é seu na web. Lembra disso, por favor!

Gente, isso é muito importante...Saiu fechou a porta e passa a chave.

Educação Universitária e a inclusão social

Há diversas teses no sentido de que a Universidade não está formando verdaderios intelectuais, mas repetidores das mesmas crenças sociais. Veja um exemplo neste trabalho de Humberto Guido aqui! E então se um jovem que não chegou a formar um nome no mercado diz algo diferente da maioria pode levar receio nisso. Pode levar receio, pois quando me atrevo a entrar em algum forum de discução, eu que não sou mais jovem na idade, levo "chumbo grosso" com idéias de tia alternativa e sou chamada de burra para baixo de forma muito agressiva. Por quem, afinal? Talvez não seja por um limitado ignorante qualquer, mas por um limitado formado em faculdade que tem um lugar de destaque numa sociedade onde o padrão de normalidade é o que se sabe como certo e determinado, no momento, pelas regras ditadas a muitos e muitos anos sem perspectivas de mudança, formando assim o profissional mediocre e robótico. Aquele que exclui não apenas o deficiente de alguma forma, mas exclui também o sujeito capaz de ter idéias próprias, tido como elemento ameaçador das instituições que cristalizam-se na mediocridade, na mentira e na cobertura de erros cometidos por uma equipe de irresponsáveis, cujo membro de menor responsabilidade é a dos chefes aqueles que deveriam fazer jus a um salário maior pela carga de responsabilidade num ambiente inquestionável onde num contínuo faz de conta não se erra nunca e se alguém erra a culpa é de quem obedece mais por circunstâncias, sem questionar ordens.
Neste ponto aqui . vocês parem um pouquinho e pensem em quais idéias hoje os fazem diferentes de maioria e como se distinguem da "boiada". Não precisa dizer. Também não vou escrever sobre nada disso agora que dá muito trabalho.
Agora a formação de opinião na universidade em relação a inclusão social na esfera da educação:
A inclusão social não é algo que se possa fazer de qualquer forma, tomando por exemplo uma pessoa que tomou diversos remédios de tarja preta para ser contida em seu comportamento anti-social e é jogada no meio de uma turma de alunos que estão aprendendo alguma coisa. A finalidade desta pessoa estar ali apenas contida sem condições de desenvolver qualquer forma de raciocínio lógico coerente não adianta nada para ela neste caso. Poderia ter sido jogada em cima de uma cama. Muitas vezes são fornecidas a ela para seu desgosto atividade que não tem condições de realizar. Outro exemplo, também segundo a Priscila, sócia do blog, é o da criança agressiva que está em uma turma sem trabalhar adequadamente e batendo em todos os colegas gerando um clima de violência. Assim, caso a caso deve ser visto quando uma criança especial está ou não em condições de ser incluída entre pessoas normais. Este tipo de argumentação lógica que coloco aqui acho que ajuda na prática da inclusão de forma racional e moderada, mesmo porque se forem radicais quanto a inclusão total de pessoas em meios não apropriados amanhã ou depois a mídia e o pensamento geral das pessoas não será o de que a inclusão deva existir, mas a tendência será, outrossim, pela discriminação, retrocesso este que devemos fazer de tudo para evitar.
Deixo aqui este começo de conversa para que a Priscila continue, se achar conveniente, tendo em vista que sobre este assunto (nem todos) pensamos da mesma forma.
Podemos ter as idéias que quizermos numa democracia e todos somos formadores de opinião, mas na prática de nossas idéias deve ser respeitado o nosso tempo e os limites do nosso ambiente onde atuamos, caso contrário não iremos nos proteger ou proteger quem quer que seja.
Avante, Priscila!

Wednesday, August 02, 2006

Fibras na alimentação, a campanha

Veja mais sobre o assunto aqui. O site foi escolhido pelo que eu achei que podem ler. Existem pesquisas mais longas e de leitura mais indigestas na web que são conclusões de trabalhos científicos em forma de "adobe reader" ou algo semelhante para quem interessar possa.
Recomenda-se, principalmente no verão além das fibras, o iogurte que faz limpeza nos intestinos, principalmente os com lactobacilos (não é necessário que sejam). Quando as pessoas precisam tomar antibióticos devem comer iogurte. No caso do uso de medicamentos como antidepressivos ocorre o mesmo.
Felizmente as fibras aumentam nas prateleiras das feiras, dos supermercados mas naturalistas podem ficar insatisfeitos com os postos especiais de venda de produtos naturais que são poucos e isso pode aumentar o custo destes alimentos obtidos em muitos casos de forma artezanal e não industrial devendo serem conferidas as condições de higiene, tendo em vista que as condições de higiene dos alimentos com refino podem ser mais seguras. Isso vem se resolvendo, mas muitas crianças pequenas ficam intoxicadas e adoecem muito pelo uso de produtos infantis com massas e farinhas brancas refinadas, cheios de corantes fe conservantes. Esta intoxicação constante, sem cuidado com o controle da acidez pode trazer muitos problemas de saúde na infância. Introduzir fibras na alimentação desde a infância, a partir de quando o bebê intruduz massa na sopinha seria o ideal. Eu conto com a colaboração das indústrias quando uma preocupação ecológica mundal passa a ser redundante( ao menos na teoria).
Você está a fim de fazer parte desta campanha? Escreva sobre o assunto em seu site se a resposta for sim!

Gato Luar

Foto do Régis, provavelmente-

  • Bom, eu juro que gostaria de colocar apenas mais uma foto do gato Luar, mais conhecido como gato Du aqui e a pedido d euma amiga, achando boa idéia mostrá-lo para vocês. Minhas imagens estão sendo carregadas no bloguer a dias e não tem muita novidade. Há bem poucas fotos do gato. Não tenho fotografado muito.
  • Peguei uma gripe com direito a bactérias e nariz trancado à noite, por isso estou irritada no momento e o computador quando não nos obedece nos deixa "plugadas (os)". Quando a gente vê perdeu um tempão com isso de ficar no computador fazendo "coisinhas" arg. Não entrou a outra foto do Du aqui. Fica para outra vez. Sei que estou irritada porque as coisas óbvias que me dizem estão me deixando maluca rrrrrr. Tipo assim: Fecha a janela e abre de novo para ver se consegue...rrrr. Não adianta. As fotos estão mesmo sendo carregadas no bloguer e sendo carregadas no bloguer e assim sucessivamente ao infinito. Só isso. Deu.
  • O blog não está aparecendo por fora, somente por dentro. Conto com este post para que apareça.
  • A Priscila falou para mim que pretende a inclusão social aqui no blog. Inclusão social? Eu também quero.

  • Vou ver se leio alguma coisa interessante para depois contar para vocês. Algo mais palpável do que o que estou lendo e é difícil de transmitir via blog, mas estou sendo transformada pelas idéias do Chopra ainda, do mesmo livro que leio a eras: O Anjo está perto. Sim, está mesmo. Eu percebo os sinais dele, um anjo que nos ensina cada vez mais sobre nossas vidas. Está dentro de mim e de ti.

Tuesday, August 01, 2006

Desatualizada eu?

Acostumada, ou mal acostumada a clicar direto no blog da Simone , do blog A Escritora (pus o linque), nos coments hoje eu demorei para encontrá-la, pois esta minha amiga não veio aqui. (Você tb está lendo isso Si?). Ocorre que o linque da Simone do antigo blog não é seu lugar web atual e agora constatei a página fora do ar. Blogs dão trabalho e exigem cuidado. Nem sempre tenho cuidado o suficiente. Pois agora atualizo este linque. Alguns linques ficam sem funcionar e não existem mais. Guardo muito tempo de recordação, pois as vezes voltam. Ah, nem reparei que não havia linque atualizado para Simone, justamente uma amiga que me dá tanto carinho e atenção. E não foi por mal não.
Ainda estou percorrendo linques e lendo blogs amigos, blogs linques, blogs de quem escreve muito bem sobre assuntos importantes e cheios de afeto pelos amigos e pela comunidade web, esta grande rede onde a gente até se perde.
Aqui faz frio do cacete.
Ingira fibras! Esta é uma campanha prá ti. Como estão as fibras na tua alimentação, heim? Você está satisfeito (a) assim ou pretende melhorar isso. Pode abrir o coraçãozinho aqui prá titia.
Algo que trouxe hoje sobre fibras: aqui.
Como naturalista (pelo menos naturalista mental) eu dou mais valor às fibras do que os médicos dão hoje em dia. Isso porque acredito como os médicos antigos que o intestino é um indicador orgânico. Geralmente quando o equilíbrio está ótimo o intestino funciona bem e vice-versa. Pelo menos comigo e com outros naturalistas que ingerem cereais integrais e vegetais é isso o que ocorre, conforme livros sobre naturalismo (ou naturismo). A tradição atual custou a dar-se conta da importância dos alimentos integrais como ocorre hoje em dia, mas ainda não está dando o devido valor que têm estes alimentos e nem da importância que tem para nós toda a natureza como fonte de vida e saúde.

Paz na Infância!

Loas para princesa Priscila!
Obs:
Logo visito vocês. Sei que a gente curte muito ser lido (a) quando escreve, por isso muito obrigada e vou ler com prazer o blog dos amigos do "Amigo" blog. Aguardem.
Fico feliz que tudo tenha dado certo com a minha linda sobrinha muito amada que entrou neste blog via convite da blogspot e é neste momento minha sócia, tendo falado discretamente, pois sem figurinha sobre Paz na Infância (da campanha Paz na Infância-Paz en la Niñez, conforme havia me prometido e agora cumpriu. Ela não promete aparecer muito por aqui. Tem muitas coisas para fazer, leva uma vida intensa e de forma integral entre amor, estudos, amigos e muito trabalho. Agora está as voltas com a formatura e todos nós estamos preparando de alguma forma este momento lindo.
Beijão Priscila. Muito grata! Eu adorei e não estava vendo nada quando de repente ao responder o último post esbarro no título "Paz na Infância" e pensei assim: não me lembrava de ter escrito sobre isso novamente, estou bem da caixola? Então acordei: Eras tu. Tu que te envolves com as crianças...Nós todos que nos envolvemos com crianças sabemos como é difícil verbalizar situações que ocorrem quando não temos defesa e ficamos a merce de pessoas mais velhas sem a devida força e preparo para lidar com crianças. A paz da criança deve ser preservada em muitos sentidos. E um deles é muito importante: Tomemos cuidado para nunca humilhar os pequenos.
Priscila se forma pedagoga em Educação Especial oficialmente daqui a poucos dias.
T amo Pi!

Muita fibra prá ti!

Eu já cansei de falar neste assunto e obtive algumas vitórias em relação a isso. Meu filho caçula voltou a comer massa integral por exemplo e minha mãe ensaia aderir a fibra.
A muitos e muitos anos atrás quando os alimentos não sofriam o processo de refino (sofrer é o verbo mais adequado neste caso) os médicos ligavam as doenças ao funcionamento do intestino. Eu continuo antiga, pois quando estou doente de qualquer coisa meu intestino não fica normal. Não sei se este é o caso de muita gente. As pessoas ingeriam fibras, mas estavam em contato com muita sujeira, não havia saneamento e as bactérias faziam muitas festas. Não havia sido descoberto o antibiótico e com o avanço da medicina os intestinos ficaram em segundo plano, era chegada a era de destaque do cérebro e do coração ultrapassada a barreira de alguns vírus com as vacinas, quando muitos pulmões foram curados da tuberculose depois da penicilina. Mas, hoje em dia com tantos avanços, creio pelo que li, pelo meu próprio corpo, pelo que sei, modestia a parte na minha ignorância leiga das Artes Médicas, que os intestinos são mesmo muito importantes e eles fazem a limpeza da nossa casa, aquela que carregamos todos os dias. Um intestino bom é sinal de pele bonita, de cabelo bonito, de estado geral de bem estar e saúde. Fico pensando se algum intestino não se prejudica quando alguém tem uma gripe forte, quando percebemos que o relógio que carregamos dentro de nós tem os seus ponteiros delimitados pelo horário em que acordamos cedo, na melhor das hipóteses, vamos ao banheiro e então você já sabe que alívio que é isso se mesmo antes de alimetar-se já estás devidamente em total aseio externo e interno. Intestino quer vem de "interiora", interior e representa nosso inconsciente na simbologia de Jung. Coloque, pois muitas fibras na sua alimentaçãozinha, coma a laranja com o bagaço, esqueça este pacto social que adquirimos para como os refrigerantes gasosos e prefira um bom copo d'água quando não é possível beber um suco.
Sou uma mulher de fibra. Seja de fibra comigo! Coloque muita fibra para dentro de ti e fique cada vez melhor!